gustavo_Pekeno

Prof. Dr. Gustavo Hees de Negreiros

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Ph.D. em Ciências Florestais pelo College of Forest Resources University of Washington (2004). Ao fim da graduação trabalhou junto ao Convênio Embrapa Woods Hole Research Center com sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica modelando a hidrologia das florestas Amazônicas para o mapeamento de sua profundidade de enraizamento. Este trabalho o levou ao doutorado em ecologia de fogo com financiamento do Serviço Florestal Americano, NASA e INPE, testando elementos ecológicos na modelagem da flamabilidade das florestas no ecotono Amazônia-Cerrado. Seu trabalho acadêmico o levou a ser chamado para ser, em 1998, o Diretor Acadêmico do programa Amazon Resource Management and Human Ecology da School For International Training (SIT / USA), coordenando o programa e lecionando a estudantes de graduação dos Estados Unidos aqui no Brasil, o que fez até 2014. De 2001 a 2003 foi Diretor do IBECA, instituição antes responsável pelos programas do SIT no Brasil, e hoje substituída pelo World Learning do Brasil do qual foi também diretor geral entre 2010 e 2013. Paralelo ao seu trabalho de pesquisa e ensino, atua junto à sociedade civil na discussão e acompanhamento de impactos ambientais de grandes projetos industriais na região Amazônica. Foi consultor da Ecooideia (2009 a 2012) no desenvolvimento e aplicação de metodologias para valoração das externalidades sociais e ambientais sofridas por comunidades ribeirinhas frente à instalação e operação de um grande projeto mineral. É também um dos diretores da GD Serviços e Consultoria atuando principalmente na coordenação de equipe de avaliação de projetos sócio ambientais financiados pelo Fundo Vale na Amazônia, trabalho que faz desde 2010.

E-mail: gustavo.negreiros@univasf.edu.br