atila_pekeno1

Prof. Dr. Átila de Menezes Lima

Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia PROPGEO da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Mestre e graduando em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fui Professor substituto da Universidade Estadual do Ceará. Tive experiência de um ano como professor do Instituto de Formação e Educação Teológica – IFETE (FACEDI). Também tive experiência como professor da Universidade Aberta do Brasil – UAB-UECE – Núcleo de Educação a distância – NECAD , Pólo Jaguaribe, lecionando a disciplina Geografia para o Ensino Fundamental I, além de ter lecionado na rede Estadual de ensino, lecionando na Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Pará e na Escola Estadual Jenny Gomes. Tenho desenvolvido estudos no campo da Geografia Humana com ênfase na Geografia Histórica, História do Pensamento geográfico, Geografia do trabalho, Epistemologia, Geografia Política, Geografia urbana e Ensino da Geografia. Para além da Geografia, venho ampliando a leitura do ser social a partir da ontologia do ser social e estudos sobre o método ontogenético e sistemático-abstrato. Atualmente estou líder do Grupo Geografia, trabalho e ontologia do ser social: estudos sobre a essência da relação sociedade-natureza – GTOSS – UNIVASF (início 2016); A Geografia histórica da espacialização das forças produtivas no Nordeste brasileiro de meados do século XX ao início do século XXI e seus rebatimentos sócioespaciais UNIVASF (início 2016); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço – GEPPSE – UNIVASF (início 2016).

E-mail: atila.lima@univasf.edu.br